5ºanos participam do Proerd

Por : Angelica de Albuquerque



Os alunos dos 5º anos da  E.M.E.F prof.ª: Rivadavia Marques Jr estão participando do PROERD, o programa educacional de resistência ás drogas e á violência. (PROERD) tem como base o DARE.(Educação Contra a Residência ao Abuso de Drogas). E foi criado pela professora Rutty Hellen em conjunto com a policia da cidade de Los Angeles, EUA, em 1983.

 Mas O que é o PROERD?
O PROERD é desenvolvido nas escolas públicas  e particulares , no 5º ao 7º ano do ensino fundamental, por policiais militares treinados e preparados para desenvolver o lúdico através de metodologia especialmente voltada para as crianças, adolescentes e adultos . O objetivo é transmitir  uma mensagem de valorização a vida , e da importância de se manter longe das drogas e da violência.

Nas aulas
O policial entrega a todos uma revistinha de perguntas que falam sobre as drogas, os alunos tem  que responder na revistinha e também participam fazendo perguntas ao policial.
 Entrevistamos o policial Marques, responsável pelo o proerd da escola : 

Jornal Riva Conectado na Notícia:Qual e o seu nome?
Policial: Cleber Marques Barbosa.
JRCN:Há quantos anos você  trabalha como policial ?
PM::Há 15 anos

JRCN: Você já  flagrou  algum adolescente  usando drogas? como você agiu ?
PM: Já vi muitos e minha reação foi de espanto. 

JRCN: Quando o Proerd foi implantado nas escolas ?
PM: O proerd e 1983 la no Estados Unidos e no Brasil desde 1982.
JRCN: Quantas escolas voce já foi pelo bairro ?
PM:São muitoas, eu não sei agora nesse momento, mas mais de 60 escolas tem o Proerd.
JRCN: Você gosta de dar aula do Proerd na escola ?
P: Adoro, amo dar aula no Proerd.
JRCN: Porquê você decidiu ser policial do proerd ?
PM: Bom, isso foi uma decisão que eu tive logo na minha adolescência, com uns 12 anos de idade. Eu vi o policial entrar na minha sala, gostei da farda dele, gostei da arma que ele portava,  do jeito que ele falava, ai acabei os estudos, fiz o concurso com 18 anos, passei e estou ate hoje.
JRCN: Alguma vez você já pensou em fumar ?
PM: Não, nunca pensei em fumar, já experimentei como criança com a curiosidade e meu pai fumava, dai acabei experimentando, mas depois de adulto nunca pensei em fumar.
JRCN: O que você espera com esse projeto ?
PM: Eu espero que muitas crianças escutem o que a gente fala e deixem de usar drogas e não usem também. Com certeza esse e o primeiro objetivo: que elas não usem essas drogas legais e ilegais que vemos por ai: geralmente o cigarro e o narguilé  e bebidas alcoólicas que temos mais contato no dia a dia.





Nenhum comentário:

Postar um comentário