EMEF PROFESSOR RIVADAVIA MARQUES JÚNIOR: UMA HISTÓRIA DE EDUCAÇÃO COM OLHAR PARA O FUTURO

                                         Fachada da EMEF Professor Rivadávia Marques Jr 

A E.M.E.F. Professor Rivadávia Marques Jr., localizada no Jardim Nove De Julho, atende aproximadamente 780 alunos de primeiro a nono ano do ensino   fundamental.
A EMEF Professor Rivadávia Marques Júnior foi inaugurada no dia 25/02/1975, com denominação inicial de E.M.P.G. Jardim Nove de Julho e em seguida E.M.R.G. Professor Rivadávia Marques Júnior. A denominação atual é uma homenagem ao professor Rivadávia Marques Júnior (1933 – 1974). Rivadávia formou-se em pedagogia, em 1958, na faculdade de letras na universidade de São Paulo (USP) e obteve o título de doutor, em 1967, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Araraquara (FFLCA). 
A escolha do professor Rivadávia para ser patrono da nossa escola deu-se pelos seguintes motivos: Era admirado por todos, possuía um grande coração impressionava por sua maneira ponderada de analisar os fatos. Também tinha uma grande cultura e era uma das principais personalidades na área de Educação de São Paulo. Ele destacava-se por sua inteligência viva e grande dedicação ao trabalho.
EXPEPERIÊNCIAS DE ENSINO DE RIVADÁVIA
1.SUBSTITUTO EFETIVO –ESCOLAR  CEL  Acácio piedade –Itapeva-1952 .
2.Professor contrato de matemática e  Professor substituto de sociologia – instituto de educação prof. Otávio Ferrari ,Itapeva -  1952 – 1954.
3. Professor contratado de estatísticas aplicadas à educação e metodólogo da aritmética – Instituto Feminino de Educação Padre Anchieta – São Paulo - /1958-
4.Professor  efetivo de Educação  na escola normal e ginásio estadual  Dr. Epaminondas  F.Lovo, Itararé –SP.
5. Professor de Fundamentos Filosóficos da Educação no IV curso de Especialistas em Educação para a América Latina – CRPE – São Paulo – 1961
6. Assistente de História e Filosofia da Educação da FFCL de Araraquara, a partir de 1961 e professor regente da mesma cadeira em 1962.
                                                Professor Rivadávia Marques Jr

 Rivadávia: A história que você nunca conheceu

Infelizmente Rivadávia teve uma morte trágica: na cidade de Araraquara, quando ele ia retirar seu carro de um posto de gasolina: na mesma ocasião três evadidos da penitenciária de Matão assaltaram o posto e dispararam contra ele, atirando-o no tórax. O professor foi conduzido ao hospital onde faleceu antes de ser medicado.
A morte de Rivadávia comoveu a todos que o conheciam e foi motivo de grande pesar. Na ocasião, sua esposa estava grávida de sua terceira filha, que não chegou a conhece-lo.
Membros do conselho Regional de Educação de São Paulo redigiram uma carta encaminhada à essa filha, a qual dizia:


Quem fez e quem faz a EMEF Professor Rivadávia Marques Júnior?

 Nossa equipe realizou entrevistas com ex-alunos que hoje são funcionários da escola, funcionários que passaram boa parte da vida se dedicando a essa escola e com a atual diretora. Acompanhe:
Entrevista com Eliana de Araújo, funcionária e ex-aluna:
Jornal Riva Conectado na Notícia: Qual o seu nome?
Chiquita: meu nome é Eliana de Araújo mas todos me chamam de tia Chiquita 
                                                 Chiquita concedendo entrevista ao JRCN

JRCN: Há quanto tempo você trabalha aqui na escola?
Chiquita: Há 20 anos
JRCN: Em que ano você estudou aqui?
Chiquita: Eu estudei quando inaugurou lá em 1976 e em 78 eu me formei.
JRCN: Qual é a sensação de trabalhar na escola que você estudou?
Chiquita: É muito boa eu adoro de lidar com crianças, adolescentes e o pessoal daqui é muito bom
JRCN: Como era a escola naquela época? Muita coisa mudou?
Chiquita: Mudou  muito. Hoje vocês tem quadra coberta, tem mais duas quadrinhas. Nós só tínhamos uma, a escola era bem diferente. Hoje está bem bonita e todo mundo conserva. 
JRCN: Deixe uma mensagem para nossos leitores.
Chiquita: Vocês tem que estudar, para conseguirem um trabalho digno. No futuro vocês serão casados, pais de família, por isso dediquem-se aos estudos.  
                                              Eliana, funcionária e ex-aluna do Riva junto com a equipe do Jornal

Entrevista com Leda Marion, uma das funcionárias mais antigas da escola.
 Dona Leda tem 69 anos e há 34 anos trabalha no Riva. Dona Leda viu muitas mudanças, sempre para melhor, nesses 34 anos trabalhando na nossa escola. “Aqui eu vivi de tudo um pouco, mudança de diretor, mudança de professores, amigos que se aposentaram, foi tudo de bom…”. E continua: “Aqui  nessa  escola  era  já passei  por  muitas  coisas  e  o que  eu  mais  gosto é  de lidar   com  as  crianças…”. Dona Leda relata, emocionada, que  a  coisa  mais triste que  aconteceu  foi  com um  professor   muito  querido, que foi  assassinado, o  professor  Eduardo. “Foi a  coisa  mais  triste, um  professor tão legal, gente  boa,  amigo  da  gente… um marginal veio e tirou a vida dele”. 

                                                                  Leda Marion, em entrevista a nossa equipe

Como é dirigir uma escola?
E finalizamos com a entrevista realizada com a atual diretora, Linalva Sarmento Eloi, à frente do Riva há 9 anos:
JRCN:  QUAL E O DESAFIO EM DIRIGIR  A ESCOLA ?
Diretora Linalva: Lidar com os problemas externos que acabam vindo pra escola, que  infelizmente não conseguimos resolver,  problema de pais separados, problema de discussão em família, problema violência.  
JRCN:  QUANTOS PROFESSORES JÁ  PASSARAM  NESSA ESCOLA?
DL: Muitos professores…  temos aproximadamente 70 professores  por ano, uns saem daqui  pela aposentadoria  ou por outro motivo, mas todos gostam do Riva. O grupo é sempre muito igual, sinal que gostam daqui.

                                                                    Entrevista concedida pela diretora Linalva

JRCN: Qual fato mais emocionante já aconteceu na escola?
DL: Um fato de um aluno que acabou cabulando aula e pegou rabeira num caminhão com um grupo de coleguinhas da mesma sala e esse caminhão entrou na Aricanduva e o aluno não conseguiu pular antes, então o caminhão fez  a curva e ele acabou caindo e batendo a cabeça. Ficou entre a vida e a morte no hospital, foi um acidente muito feio. Os médicos iriam desligar os aparelhos e de repente vimos esse aluno melhorar, dia a dia, ficar bom e voltar para escola. Foi a nossa fé, nossa torcida para que ele melhorasse. Ele voltou pra escola, se formou no 9º ano e de vez em quando vem nos visitar, pois sabe do imenso carinho que temos por ele.
JRCN: Que mensagem você quer deixar para os nossos leitores?
DL: Para vocês alunos, vocês tem que ter claro tudo que você faz  tem consequência  tudo que você  fizer de bom la na frente vai ter  consequência e tudo que você fizer de mal também. Então  pensar muito antes de agir que isso e sinal de maturidade quando você estiver pensando nas consequências de alguma coisa e por que você e maduro . Amem o que vocês fazem, façam amigos, agradeçam a Deus por todos os dias das suas vidas!


 E assim finalizamos essa matéria, certos de que nossa escola é maravilhosa e fazemos partes dessa história!

Equipe do Jornal Riva Conectado na Notícia!
 AGATHA CRISTINA CERQUEIRA CABRAL
ANGELICA PEREIRA DE ALBUQUERQUE
BRUNA DE OLIVEIRA FREITAS
BRUNO FERREIRA DE SOUZA
HIGOR DE SOUZA  PEREIRA ROSA
JULIA OLVEIRA PINHEIRO
KAUAN DE SOUZA SAMPAIO
LARISSA GESUATO GOIS
LILIAN SOARES GOMES
MELISSA LOPES
PEDRO HENRIQUE NUNES
PEDRO HENRIQUE REIS
PYERRY HENRIQUE GOMES DE ALMEIDA
RENAN SOARES DE JESUS
TALES MARQUES BRANDAO
WESLEY ALVES DE SOUZA

Professora Responsável: JULIANA PEREIRA COTRIM LOMBARDI





Nenhum comentário:

Postar um comentário