FEIRA DE TROCAS DA SALA DA PROFª LILIAN


No dia 28/07/2017 houve uma feira de trocas na sala da professora Lilian do 2°c. Os alunos observaram todos os brinquedos que estavam expostos para ver se tinham interesse por algum deles. Os alunos só poderiam trocar se as duas partes estivessem de acordo, e quando isso acontecesse, as crianças fechavam o negócio com aperto de mãos. Varias trocas foram realizadas, e a atividade foi um sucesso. As crianças tinham que negociar seus interesses a fim de efetivar a troca.
A professora fez uma relação dos brinquedos que as crianças trouxeram, colocando na lousa o nome do negociante, o produto e o estado que se encontrava. Os alunos gostaram bastante da atividade e querem que  se repita.

Entrevistamos  a  professora Lilian que respondeu algumas perguntas  para a nossa  equipe:
  
Jornal Riva Conectado na Notícia: COMO SURGIU A IDEIA DE FAZER UMA FEIRA DE TROCAS COM OS ALUNOS?

PROFª LILIAN: Eu li para eles um poema  sobre infância,  sobre  como seria o mundo se fosse  governado pelas crianças,já que criança  não  trabalha  e não  tem  dinheiro. No poema, o autor aborda  o tema   de trocas. As  lojas teriam de tudo para comprar ou trocar. "… uma bola furada  por uma   revista sem capa, um soldado  solitário por  uma   boneca careca…"  por isso que a gente fez a feira  de trocas. Também  estamos  trabalhando o tema  bairros, comércios  e, no inicio de tudo, quando não tinha dinheiro, se fazia trocas.





JRCN: QUAL O OBJETIVO DESSA ATIVIDADE?
PROFª LILIAN: PRIMEIRO DE TUDO, QUE A GENTE VIVE NUMA SOCIEDADE EXTREMAMENTE CONSUMISTA, ENTÃO,  PRODUZIMOS MUITO LIXO. COMPRAMOS MUITA COISA NOVA E DESCARTAMOS COISAS EM BOM ESTADO QUE PODERIAM SER UTILIZADAS. NA TROCA OU NA DOAÇÃO, A GENTE CONSEGUE PENSAR NUMA QUESTÃO AMBIENTAL, ALÉM DE QUE A GENTE VALORIZA ESSAS RELAÇÕES MAIS PRÓXIMAS. AO INVÉS DA GENTE PENSAR SÓ NA QUESTÃO DO DINHEIRO, NO VALOR DAS COISAS, FINANCEIRAMENTE FALANDO, A GENTE PODE PENSAR QUE, ALGUMA COISA QUE EU TENHA E NÃO ESTEJA MAIS PRECISANDO PODE SER AQUILO QUE OUTRA PESSOA PRECISE E ELA NÃO PRECISA COMPRAR UMA COISA NOVA NA LOJA. QUANDO ELA COMPRA UM OBJETO NOVO NA LOJA ELA ESTÁ COMPRANDO UM PRODUTO QUE TEVE QUE TIRAR PETRÓLEO (QUANDO É DE PLÁSTICO), CORTAR MUITAS ÁRVORES (QUANDO É MADEIRA). ENTÃO A GENTE TEM QUE PENSAR NA QUESTÃO DO MEIO AMBIENTE.

JRCN: VOCÊ ACHA QUE OS ALUNOS ENTENDERAM A PROPOSTA?

PROFª LILIAN: NÓS ESTAMOS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA PROPOSTA. HOJE FOI A PRIMEIRA EXPERIÊNCIA DELES COM ESSA QUESTÃO DA TROCA, FOI TRABALHADA A QUESTÃO DO COMÉRCIO. JÁ TEVE UMA PREPARAÇÃO. AGORA, FINALIZANDO, VAMOS PARA UMA RODA DE CONVERSA. PRA SABER O QUANTO ELES COMPREENDERAM, VOU FAZER PERGUNTAS PRA TURMA E SE EU PERCEBER QUE AINDA NÃO COMPREENDERAM, VOU  REPROPOR UMA OUTRA ATIVIDADE PARA QUE HAJA COMPREENSÃO. ELES AINDA SÃO PEQUENOS E ESTÃO NA FASE DE CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS. 

Um comentário:

  1. Obrigada por visitarem nossa sala e registrarem esse momento. A matéria ficou show de bola. Parabéns!

    ResponderExcluir