AUTORA E ESCRITORA DO LIVRO “O CAMINHO DE MARWAN” FAZEM PALESTRA PARA CRIANÇAS NO RIVA

Por Yago Pereira

 Na Quinta-Feira Dia 26/10/2017, a EMEF Professor  Rivadavia Marques Junior  Recebeu a autora Patricia de Arias e a ilustradora Laura Borràs, que vieram apresentar o livro ´´O caminho de Marwan´´, lançado no dia 28/10/2017 na livraria da Vila, na Vila Madalena, pela editora Trioleca. O caminho de Marwan é feito de coragem e memória. Narra a história de Marwan, um pequeno menino refugiado que, como outros milhões de seres humanos, atravessou mares e desertos, fugindo da guerra e da fome, em busca de um lugar de pertencimento. Passo após passo, até a próxima fronteira, Marwan tenta se lembrar da voz materna... E assim caminha, com ternura e curiosidade, levando os leitores pelas mãos rumo à liberdade.

                                         Autora explica a história de seu livro

El camino de Marwan, título original da pequena joia que a Trioleca publica agora no Brasil, recebeu Menção Honrosa na Categoria New Horizons, na Feira do Livro Infantil de Bolonha 2017.
Veja a entrevista com a autora, Patrícia de Arias, do livro concedida à nossa equipe:
Jornal Riva Conectado na Notícia: O que te motivou escrever essa historia?
Patrícia de Arias: Eu escrevi essa história porque conheci uma criança numa viagem muito complicada, então foi  por  isso  que eu  escrevi  essa historia  real, de uma criança que existe realmente , que  deixou sua casa na Síria para procurar um lugar mais seguro para viver junto com  a família dele.
JRCN: É muito difícil publicar um  livro?
P.A. É muito difícil publicar um livro, sim. Você tem que ter uma historia bacana e antes de uma editora falar “ah, eu quero ficar com esse texto” (eu mandei para muitas editoras ),você vai ouvir muitas vezes   a palavra “NÃO”. Mas não tem que desistir, porque sempre se encontra o lugar certo, a editora que aceita fazer. Mas tem que insistir muito.
                                           AUTORA PATRICIA DE ARIAS EM ENTREVISTA AO JRCN

JRCN: Como você começou sua carreira?
P.A. Eu comecei minha carreira no Brasil. Mesmo sendo espanhola, na Espanha eu nunca consegui ter um livro publicado. Eu escrevia na minha casa, para minha família, meus amigos, das coisas que eu gostava. Mas a primeira vez que eu escrevi um livro, a oportunidade real, tive aqui no Brasil.
 JRCN: Você tem outros livros publicados?
P.A. Esse é o quarto livro publicado aqui no Brasil. Tenho outros três!
JRCN: Você sempre gostou de escrever?
P.A. Eu sempre gostei de escrever, sempre. Quando era criança eu já escrevia um monte de poemas na escola, para meus colegas  que pediam  para  escrever poemas para a namorada, para a mãe. Então eu comecei a vender poeminhas na escola. Era muito legal.   

                                               AUTORA E ILUSTRADORA COM OS ALUNOS DOS 4os ANOS

                                                                 AUTORA E ILUSTRADORA COM OS ALUNOS DOS 1os ANOS

Agora veja a entrevista com a ilustradora, Laura Borràs, que diz que gosta muito de narrar histórias com desenhos, concedida à nossa equipe:

JRCN: Quando você percebeu que gostava de desenhar?
Laura Borràs: Desde sempre. Quando era pequena desenhava por todas as partes. Nas paredes (risos), nos papéis. Depois, com o passar dos anos, eu não decidi ser ilustradora, a princípio eu escrevia contos. Mas eu gosto, sobretudo, de desenhar.
JRCN: Como começou sua carreira?
LB: Começou há uns 10, 11 anos, mais ou menos. Antes, eu fazia trabalhos diferentes, que continuo fazendo até hoje, porque também sou professora de Espanhol na Universidade. Desenho, escrevo e também traduzo textos. Mas como ilustradora, faz uns 10/11 anos.
 JRCN: O que você sente quando faz seus desenhos?
LB: Depende do projeto. Cada projeto é diferente do outro. Essa história mostra a resistência, a inocência, mas também a valentia, a força. Isso é muito bonito para mim, Essa força, essa valentia, lutar para viver melhor. É muito importante, em qualquer país, explicar essas situações que acontecem. Também já fiz desenhos de histórias sobre morte, que também é um tema difícil. Mas também á fiz muitas ilustrações de histórias divertidas.
                                                           ILUSTRADORA LAURA BORRAS EM ENTREVISTA AO JRCN

JRCN: Como foi ilustrar a história do Marwan?
LB: Foi um projeto longo, foram 5 meses trabalhando , porque primeiro é preciso se apropriar do assunto, buscar informações. Depois busca um personagem, pensa em como é o entorno, como é representar um deserto, que pode ser uma mancha bege ou marrom e também pode ser uma linha. Temos que buscar a melhor forma gráfica de representar os elementos, temos que pensar que todos os desenhos têm que ter a mesma linguagem.
JRCN: É muito difícil fazer as ilustrações de uma história?
LB: Não é difícil, mas sim trabalhoso. Às vezes o ilustrador tem medo de não ser capaz de representar a história. Então é um trabalho que exige valentia, porque às vezes o ilustrador não encontra a melhor forma de explicar e tem medo que não vá encontrar ou sente que o que está fazendo não é suficiente. Por isso é necessário lutar contra esses medos.
Nossa equipe agradece essa rica oportunidade. Temos certeza que todos os alunos apreciaram bastante essa experiência.
AUTORA E ILUSTRADORA COM EQUIPE DO JRCN



Nenhum comentário:

Postar um comentário